quinta-feira, 10 julho, 2025

Comitê propõe enrocamento para ‘barrar’ erosão costeira na Baía da Traição

Um comitê formado por representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, propôs o enrocamento para ‘barrar’ erosão costeira em Baía da Traição.

Um comitê realizou, nesta terça-feira (28), uma reunião com foco na prevenção e mitigação dos impactos da erosão costeira no município de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. O encontro ocorreu na sede do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, em João Pessoa, e reuniu representantes de instituições públicas, científicas e ambientais.

Entre as pautas discutidas, professores e doutores de diversas áreas apresentaram uma nota técnica contendo análises de risco e propostas emergenciais, de médio e longo prazo, para combater a erosão costeira. Uma das medidas destacadas foi o enrocamento, uma estrutura de contenção feita com pedras, que visa proteger áreas vulneráveis, como a rodovia estadual PB-008 e o manancial de abastecimento d’água que cortam o município.

Segundo os membros do painel, para intervenções que possam gerar impactos significativos ao meio ambiente, como espigões, enrocamentos e alimentação artificial de praias, será necessária a elaboração de estudos ambientais, como o Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA).

A reunião marcou o início dos trabalhos do Painel Científico do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (Preamar-PB), que visa propor soluções sustentáveis para preservar o litoral e prevenir o avanço da erosão, especialmente em áreas críticas como a Baía da Traição.

Redação

Com www.pbagora.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Agora