sábado, 18 outubro, 2025

Manuela Dias matou, e Débora Bloch salvou Odete Roitman

Foto/Divulgação.

Numa noite de julho de 1978, o Brasil parou para conhecer a resposta de uma pergunta que mexeu com a curiosidade de milhões de pessoas: Quem matou Salomão Hayala?

Salomão Hayala era o personagem de Dionísio Azevedo na novela O Astro, escrita por Janete Clair e protagonizada por Francisco Cuoco como Herculano Quintanilha.

Numa noite de janeiro de 1989, o Brasil parou outra vez para conhecer a resposta de uma pergunta que mexeu com a curiosidade de milhões: Quem matou Odete Roitman?

Odete Roitman era a personagem de Beatriz Segall na novela Vale Tudo, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e protagonizada por Regina Duarte.

Entre uma e outra, lembro também que o Brasil parou numa noite qualquer do ano de 1982, na primeira vez em que E o Vento Levou foi exibido na televisão. Por ser muito longo, a TV Globo exibiu o filme no horário nobre dividido em duas partes.

Bem, quem matou Salomão Hayala foi Felipe, personagem de Edwin Luisi, e muita gente nem lembra mais. Mas quase todo mundo ainda lembra que quem matou Odete Roitman na Vale Tudo de 1988 foi Leila, a personagem de Cássia Kis.

Nesta sexta-feira, 17 de outubro de 2025, chega ao fim o remake de Vale Tudo, e o Brasil vai saber, afinal, quem matou Odete Roitman na novela recriada por Manuela Dias.

Numa entrevista ao Fantástico, Manuela Dias disse que foram gravados finais com cinco personagens: Marco Aurélio, Maria de Fátima, César, Celina e Heleninha.

Quem matou Odete Roitman? Fiz a pergunta a leitoras e leitores da coluna, mas não obtive o êxito desejado. A maioria não acompanhou a novela ou não quis dar um palpite.

Apenas 15 pessoas responderam à pergunta. Três disseram que foi Celina, e outras três disseram que foi Marco Aurélio. Os personagens que apareceram com apenas uma menção foram Eugênio, Leila, Leonardo, Heleninha e Celso.

Celso, talvez muitos não saibam, foi o cara contratado por Odete Roitman para matar Maria de Fátima, cena exibida no capítulo anterior ao assassinato da vilã.

Por fim, quatro pessoas responderam que Odete Roitman não morreu. Segundo elas, a vilã interpretada por Débora Bloch vai aparecer vivíssima no último capítulo.

Não vi a primeira Vale Tudo na época de sua exibição. Vi há pouco no Globoplay. É, sem qualquer dúvida, um dos pontos altos da história da teledramaturgia brasileira.

Vi com a sensação de que a descrença e o protesto que há na Vale Tudo de 1988/89 deram em Fernando Collor, o presidente que o Brasil elegeria no final de 1989.

Li recentemente, como dado negativo, que a Vale Tudo de 2025, ao contrário da de 1988/89, foi despolitizada por Manuela DIas. Não sei. Não acompanhei o remake.

Quando conversei com leitoras e leitores sobre quem matou Odete Roitman, ouvi que “Manuela Dias matou, e Débora Bloch salvou Odete Roitman”.

A frase de uma leitora que não quis ser identificada aponta para uma unanimidade: a vitória de Débora Bloch na recriação da vilã magistralmente criada por Beatriz Segall.

*****

Ana Adelaide, Angélica Nunes, Danielle Huebra, Edilane Araújo, Giuliana Costa, Jô Vital, Laura Berquó, Nara Valusca, Nelson Barros, Paulo Vieira, Sandra Moura, Silvana Pereira, Tatiana Ramos, Thelma Ramalho e Uane Nunes responderam à pergunta.

Agradeço a quem respondeu e também a quem retornou dizendo que não está acompanhando a novela ou que não saberia responder.


Fonte: jornaldaparaiba.com.br | Publicado em 2025-10-16 03:58:00

{
“@context”: “https://schema.org”,
“@type”: “NewsArticle”,
“headline”: “Manuela Dias matou, e Débora Bloch salvou Odete Roitman”,
“datePublished”: “2025-10-16 03:58:00”,
“author”: {
“@type”: “Organization”,
“name”: “jornaldaparaiba.com.br”
}
}

ARTIGOS RELACIONADOS

Agora

Campina em Pauta
Campina em Pauta