A atriz paraibana Marcélia Cartaxo recebeu o Troféu Oscarito, homenagem prestada no Festival de Cinema de Gramado. O evento é um dos mais importantes do universo cinematográfico no país e está acontecendo até o próximo sábado, 23 de agosto.
O troféu Oscarito é uma das maiores premiações oferecidas pelo Festival de Cinema de Gramado, que ao longo dos anos se consolidou como um dos mais importantes do cinema brasileiro.
A organização do festival anunciou em julho deste ano que a paraibana Marcélia Cartaxo seria homenageada com a entrega do troféu na 53ª edição do evento, pelos “40 anos de destaque no cinema brasileiro”.
Ao Jornal da Paraíba, Marcélia Cartaxo falou sobre o recebimento do troféu. Ela afirmou que a honraria é mais um reconhecimento importante da “dedicação de amor pelo ofício”.
“Estou muito feliz, é um dia muito especial, um dia histórico. Vou receber essa homenagem com muita alegria porque é o reconhecimento de 40 anos de arte, de dedicação e de amor por esse ofício. Nunca fiz outra coisa na vida a não ser pensar nos meus projetos, nos trabalhos, nos personagens que represento… Nessa busca incansável de interpretar personagens populares, mulheres que tiveram suas histórias e que hoje são representadas no cinema”, disse a atriz paraibana Marcélia Cartaxo.
Marcélia também lembrou que em duas outras ocasiões já recebeu o Troféu Kikito, homenagem que também é oferecida pelo Festival de Cinema de Gramado.
“Tenho um carinho enorme por esse festival. Aqui eu recebi dois Kikitos por dois trabalhos muito importantes, que foi “Pacarrete” e “A Mãe”, e ainda conquistei no grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o Grande Otelo, então hoje o Oscarito vai me dar essa graça de tê-lo na minha estante”, afirmou Marcélia.
A artista paraibana ficou conhecida pela interpretação de Macabéa em “A Hora da Estrela” (1985), baseado no livro homônimo de Clarice Lispector, papel que rendeu a ela o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim de 1986. Também atuou em longas como “A Mãe” (2022), “Pacarrete” (2019), “O Céu de Suely” (2006) e “Madame Satã” (2001).
Fonte: jornaldaparaiba.com.br | Publicado em 2025-08-20 06:28:00
{
“@context”: “https://schema.org”,
“@type”: “NewsArticle”,
“headline”: “Marcélia Cartaxo é homenageada com o Troféu Oscarito no Festival de Cinema de Gramado”,
“datePublished”: “2025-08-20 06:28:00”,
“author”: {
“@type”: “Organization”,
“name”: “jornaldaparaiba.com.br”
}
}